Movimento Paulista participa de fórum internacional sobre mobilidade urbana
Evento promovido pelo Estadão reúne os principais líderes do setor na América Latina

Na ultima sexta feira (25), a inovação promovida pelo Movimento Paulista de Segurança no Trânsito foi uma das atrações do Summit Mobilidade Urbana Latam 2018, evento promovido em parceria do Estadão com a 99 que discute práticas e soluções para revolucionar a locomoção das cidades latino-americanas. A abertura contou com a presença do Secretário de Transportes Metropolitanos do Governo do Estado Clodoaldo Pelissioni que abordou o desafio de garantir a mobilidade segura em grandes cidades.

A coordenadora do Movimento Paulista, Silvia Lisboa, participou do painel "Segurança muito além do cinto: a tecnologia que protege motoristas, passageiros e pedestres". O debate abordou as inovações tecnológicas que aprimoram as condições de segurança em nossas vias.

Silvia Lisboa apresentou a experiência do Governo de São Paulo no desenvolvimento do Infosiga SP, sistema pioneiro no Brasil que quantifica e detalha as ocorrências fatais causadas por acidentes de trânsito. "Informação de qualidade é o principal insumo para mapeamento e construção de soluções realmente eficazes", afirma a coordenadora. "As frentes de trabalho do Movimento Paulista tem como base as informações do Infosiga, em parceria com o Detran SP, resultando em mais de 7.500 projetos em mais de 100 municípios, além de ações promovidas por diversas órgãos de Governo".

O painel contou ainda com as presenças do Coordenador do Centro de Tecnologia e Sociedade da FGV Direito (RJ), Pablo Cerdeira, e o Coordenador-executivo da Iniciativa Bloomberg para Segurança Viária, Pedro Baumgratz. Os especialistas trouxeram experiência de sucesso aplicadas no Brasil e no exterior.

Carros autônomos

O assunto de partida do evento foi o tão aguardado carro do futuro, que não precisa de um condutor. Para tratar do tema o evento contou com a presença de grandes nomes do mercado automotivo, como Philip Schiemer, presidente da Mercedes-Benz do Brasil e CEO América Latina, e Johannes Roscheck, o presidente da Audi do Brasil. Ambos concordam que a parte técnica dos carros é a mais simples de acontecer e destacam, sobretudo a importância da infraestrutura de telecomunicações, para permitir o uso massificado dos novos veículos e da adaptação da legislação de trânsito a essa realidade.

Os especialistas acreditam que essa ainda é uma realidade um tanto quanto distante, porém Gabe Klein, empreendedor norte-americano, lembrou o público de quantas mudanças o nosso país já passou desde as antigas e estreitas vielas de terra.

"Os debates foram extremamente ricos e contribuem para levarmos o debate sobre mobilidade a um novo patamar. Parabéns ao Estadão pelo excelente evento", conclui Silvia Lisboa.

 


Governo do Estado de São Paulo