Márcio França assina parceria com 122 novos municípios
Movimento Paulista de Segurança no Trânsito e Detran.SP passam a trabalhar em parceria com 224 municípios

Nesta sexta-feira (29/06), o governador Márcio França assina parceria com 122 novos municípios que passam a integrar o Movimento Paulista de Segurança no Trânsito, programa do Governo do Estado que visa reduzir pela metade os óbitos no trânsito até 2020. Com a adesão dessas cidades, o programa passa a beneficiar 224 cidades. Os convênios, realizados por meio do Detran.SP, soma mais de R$ 180 milhões em recursos.

O trabalho desenvolvido pelo Movimento Paulista conta com o apoio de nove secretarias e órgãos do Governo de São Paulo e alcança diretamente 91% da população que mora nestas 224 cidades que recebem apoio, por meio de recursos e de apoio técnico. “Um investimento para salvar vidas e tornar nosso trânsito ainda mais seguro”, afirma Silvia Lisboa, coordenadora do programa.

Convênios

Uma das frentes de trabalho do Movimento Paulista de Segurança no Trânsito é a promoção de convênios com as Prefeituras. O recurso, proveniente de multas aplicadas pelo Detran.SP,  é destinado a projetos elaborados com base nas informações do Infosiga SP, primeiro banco de dados mensal que acompanha as fatalidades de trânsito e traz detalhes sobre as ocorrências. Após a estruturação dos projetos, que conta com apoio técnico do Movimento Paulista e Detran.SP, os convênios são assinados.

Na cerimônia, prefeitos de 15 municípios assinam convênios com o Governador Márcio França. Darão início às ações Andradina, Caçapava,  Embu-Guaçu, Ibitinga, Ibiúna, Indaiatuba, Itapira, Itatiba, Mirassol, Mogi Mirim, Rio Claro, Sertãozinho, Tatuí, Valinhos e Votuporanga. Juntos, os convênios somam R$ 9,2 milhões em recursos.

Desde o início do programa, já viabilizaram mais de 7.500 inciativas que incluem melhorias viárias, obras de sinalização e ações de educação e fiscalização. Nesta nova etapa, os 122 novos municípios que assim protocolos de intenção com o Governo de São Paulo terão R$ 70 milhões em recursos para projetos, totalizando R$ 180 milhões.

Iniciativa privada

Outro diferencial do Movimento Paulista é a participação da iniciativa privada. Empresas apoiadoras participaram de café da manhã com o Governador Márcio França nessa sexta-feira. Apoiam o programa atualmente Abraciclo, Ambev, Arteris, Banco Itaú, Instituto Mobih, Fundação Volkswagen, ONG Criança Segura, Vital Strategies e Together for Safer Roads (TSR).

Novas cidades

Após a assinatura de protocolos de intenção com o Governador Márcio França, 122 novas cidades passam a integrar o Movimento Paulista de Segurança no Trânsito:

• Adamantina                 · Ipero                      · Porto feliz
  • Agudos                        · Iracemapolis           · Potim
  • Angatuba                     · Itai                        · Praia grande
  • Aparecida                     · Itápolis                  · Presidente Epitácio
  • Apiai                            · Itararé                   · Presidente Venceslau
  • Aracoiaba da serra        · Itupev                    · Rancharia
  • Artur Nogueira              · Ituverava               · Ribeirão preto
  • Barra bonita                 · Jaguariúna              · Rio das pedras
  • Batatais                       · Jales                       · Salto de Pirapora
  • Bertioga                       · Jandira                    ·Santa cruz das palmeiras